#09 - O Gênio do Crime

Autor: João Carlos Marinho
Ano: 1969
Descrição: Este é o livro que inaugurou 'A Turma do Gordo'. Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do Gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.
Escala-Lia:
Comentário: Eu me lembro muito bem da existência desse livro na minha infância. Falavam muito dele. Pena que não o li na época certa, pois trata-se de um clássico da Literatura Infanto-Juvenil.
Este livro apenas veio parar aqui em casa, num daqueles "Tó, fica pra você" que aconteceu comigo no ano passado. Como não tive coragem de passar pra frente sem lê-lo, guardei.
A nota baixa que dei é puramente pessoal. Boto nele a culpa de não ter chegado em minhas mãos 12 anos antes. Infezlimente não consegui ler com olhos de pré-adolescente e acredito que se fosse em 1994, teria dado nota máxima.
Só que não poderia sair dessa vida sem tê-lo lido. Heh!
Recomendável se você tiver menos de 15 anos de idade.

voltar