#31 - Os Japoneses

Autor: Célia Sakurai
Ano: 2007
Descrição: É grande a tentação de ficar nos estereótipos quando se trata de japoneses. São disciplinados e limpos segundo alguns, silenciosos e desconfiados segundo outros. E, para quase todos, um povo obstinado, respeitoso dos seus ancestrais e herdeiro da lealdade dos samurais. No entanto, existe um outro lado do mundo oriental que desperta grande curiosidade. É verdade que a indústria japonesa nada cria, apenas copia? E por que será que os japoneses gostam de tirar tantas fotos e andar sempre em grupo? E as mulheres, seriam ainda gueixas submissas e dependentes? O objetivo deste livro é mostrar de onde vêm essas imagens cristalizadas, a partir de um olhar sobre a história, desde a formação, passando pelo mito do milagre japonês e chegando até o Japão pop de hoje. É sobre esse povo fascinante que se debruça a historiadora e antropóloga Célia Sakurai neste livro surpreendente e revelador.
Escala-Lia:
Comentário: Este livro faz parte de uma espécie de coleção, onde os outros livros são: Os Italianos, Os Franceses, Os Espanhóis e O Mundo muçulmano. Não sei se tem mais algum. Cada um foi escrito por um especialista no assunto.
No caso de Os Japoneses, a autora faz um overview de todos os assuntos que podem envolver um povo: história, cultura, sociedade, economia, comportamento e descendentes no Brasil. Confesso que aprendi muita coisa que não fazia idéia! Por mais que eu seja descendente de japoneses e não seja tão paraguaia assim, tem uma porção de coisas que não me foi passada pelos meus avós ou meus pais. Vale muuuuito a pena pra quem curte a cultura japonesa!

voltar